Vida útil

(texto publicano no site baiano www.vcnafoto.com.br)

Optar por uma vida mais simples não quer dizer ser um hippie, um andarilho, ermitão... Sequer mudar-se para uma casa mais simples.

Essa implica em pensar antes de agir. Você realmente precisa trocar de celular semestralmente? E o que faz com o aparelho "velho"? Sei também que as fraldas descartáveis são uma grande invenção do século XX, mas... quanto tempo elas demoram na natureza até a decomposição total? Você já reparou que já existe fralda pra criança de até 5 anos? A fralda descartável não gera desconforto na criança, então ela não sente necessidade de se ver livre daquilo.

Uma criança de 5 anos fazer esse tipo de opção é totalmente aceitável, mas seus pais não. Assim como não é aceitável que se jogue no saco de lixo pilhas, baterias, garrafas PET e demais descartes recicláveis.

Tente, por alguns dias, separar seu lixo. Vai se impressionar com a sua responsabilidade ecológica! São vários sacos com papel higiênico usado, outros tantos com restos de comida, além das garrafas, saquinhos de frutas, leite e outros, latas variadas, bandejinhas não biodegradáveis...

Sei que muitos bairros da cidade ainda não receberam a rede municipal de esgoto, inclusive o que moro. (Impostos todos pagam, já usufruir são outros quinhentos). Enfim, se a sua casa está integrada com a rede de esgoto, experimente jogar o papel higiênico no vaso sanitário e dê a descarga, deixe que ele se vá junto com "os parentes do interior". Papel higiênico não é reciclável, fede. É só mais um motivo pra você jogar mais um saco de supermercado no lixão da cidade.

Resto de comida no lixo quer dizer uma coisa: você errou a mão na hora de fazer o almoço, tá sobrando. Dinheiro jogado fora. Ou seus familiares têm o olho maior que a barriga, servem no prato mais do que podem (ou querem) comer. Falta de educação. Experimente colocar menos comida no prato, além de perder peso vai cooperar com o meio ambiente. Se são sobras da hora de fazer a comida - tampa de tomate, casca de cebola ou batata, semente de pimentão - que tal transformar em adubo? Não tem horta em casa? Algum vizinho seu tem. Ou pergunte pro dono da granja se ele não quer, pra dar de ração às galinhas. MAS NÃO DESPERDICE ALIMENTO! O fato de não ser útil pra você não quer dizer inutilidade total.

Quanto aos descartes recicláveis, que tal exigir da prefeitura um projeto de coleta seletiva e reciclagem de lixo? Em muitas cidades isso virou profissão. O Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, é totalmente decorado com lixo reciclado e é belíssimo! Até o carnaval do Rio de Janeiro já tem essa consciência, por que não você?

Além disso, pare de fumar. Só te faz mal. Seus dentes e unhas ficam amarelos, sua roupa fede, seu cabelo fede. Você fede. Seu pulmão fica preto. É até ridículo pensar que uma pessoa inteligente, útil pra sociedade, se deixou escravizar por um palito barato. Outra coisa, sabia que 80% do valor que paga pelo maço de cigarros é imposto? Ou seja: além de se matar (e a quem está perto de você) está enchendo os bolsos do governo com mais um pouco do seu dinheiro.

Que tal reciclar também seu tempo? O dia tem 24 horas, você tem trabalho, família, amigos e prazeres. Tente dividir seu tempo com todos! Trabalhe, leia um livro, brinque com as crianças da família, saia com quem você ama. Tem um tempinho durante a semana? Que tal conversar com o diretor da escola do seu bairro? Eles podem estar precisando de um monitor de informática, de uma pintura, de um reparo na fiação.

Adestre seu cachorro, adube sua horta, ensine seu filho/afilhado/sobrinho/primo/vizinho a plantar uma árvore em um sábado à tarde, leia um capítuo de um livro em um asilo, depois saia e tome sua cerveja. Mas faça alguma coisa realmente útil em seu tempo vago.

4 comentários:

Anônimo disse...

devia cair uma bomba e só sobrar gente que pensa assim... que beleza!!

Tônia disse...

Anaaaaaaaaa

Tônia Werste (assino embaixo)
Exceleeeente texto... aliás, acho legal essa idéia..
aki em findemundópolis tem separação de lixo.
o negócio eh reciclar as idéias mesmo!!! a responsabilidade ambiental, e com a vida..
uma simple life n eh dificil... eh soh entender q o dinheiro n eh tudo nessa vida...

Anônimo disse...

PERFEITO.

PÉSSIMO.

ASMO!

Ramiro de Souza disse...

Acho sinceramente que no mundo tem muito mais gente boa do que ruim...
O problema é que as ruins é que fazem barulho, e as boas silenciam demais porque são educadas e não querem confusão... A propósito falando em doença social, convido a todos a assistirem ao video da elite carioca dando um ótimo exemplo (pra variar):

http://br.youtube.com/watch?v=LBNGa6_7X6U