MOMENTO INCHAUSPE (By Tônia)

Estou aqui, num momento meio Inchauspe de ser: ouvindo Fito Paez.... e mais.... analisando as letras, tentando trazê-las para a vida (para a minha pelo menos)!
Fui apresentada às músicas dele (Fito) em 1997. Quando eu tinha 10 anos. Go Back (cantando com Titãs no MTV acústico) (Aun que me llames, aun que vayamos asine. Aun que reclames, aun que ese amor no camine, aun que era planes hoje lo siento, se casi nada quedo...) mas confesso que faz pouco tempo que realmente comecei a ouvi-lo de verdade. Na clássica Mariposa Technicolor, uma parte me chama uma especial atenção : “La melancolia de morir em este mundo y de vivir sin uma estúpida razon”.
Por mais que na música tenha um contexto diferente, isso me faz pensar de tantas pessoas que apenas vivem. Que apenas vagueiam pelas ruas com o olhar cheios de nada. Passam uma existência toda estagnados num mundinho, sem ter ideais. Estão vivos porque respiram e não porque pensam, andam.... amam.
Pessoas assim, me parecem incapazes de ter sentimentos, ou simplesmente carregam no coração a dor que o mundo desconhece. Cada um sabe a dor e a alegria de ser quem é. Assim, já me remete à 11 y 6, no “cansados em el alma de tanto andar”. Consigo entender a simplicidade da vida, que as boas coisas não estão em grandes triunfos, mas sim em pequenos detalhes, a atenção com o próximo, o abraço apertado, o sorriso que diz mais que palavras, o caminhar devagar olhando para a existência humana acontecendo.
É aquela coisa de aprender errando, silenciar quando se ouve uma bobagem, perceber que sonhar é preciso. Que trabalho não significa ganhar dinheiro. A felicidade não deve ser esperada, e sim procurada. É aprender que não se pode morrer sem aprender a viver. A Rodar mi vida, é justamente isso, entregue ao acaso, é naquelas de quem não tem meta fixa nunca erra o caminho ou que se perder pode ser o melhor destino. Um sentimento e nada mais importa.
Acredito ser esta a essência da vida. Bons sentimentos. A gente pode ser criança a vida toda, tendo a verdade no olhar. Há muitas pessoas que gostam da gente, mas não consegue expressar isso. A palavra amor perde o sentido quando usada sem critérios. É difícil delinear ser gentil, não magoar pessoas, e ir em busca coisas que acredito. Sou mais forte que imaginava,e que posso ir mais longe depois de pensar que não podia mais. A vida tem valor e eu tenho valor diante da vida... Naturaleza Sangre!!!!!!!!!!!!!!! Conhecendo os homens e os seus velórios.
Pois é, a vida é simples, nós é que complicamos ela, mas já dizia Roberto Carlos: é preciso saber viver. Saber o que é estar vivo, saber se sentir vivo. É normal sentir-se só no meio da multidão, também é normal ficar triste sem motivos, o que não se pode é deixar essa tristeza te vencer, não se pode deixar que as pessoas te convençam que seus sonhos são inatingíveis isso seria um desastre. Somos mais fortes que tudo isso. Sempre em frente, cabeça erguida. Um dia... as coisas acontecem. Sempre haverá um amanhã. Viva de uma maneira que sua presença seja desejada e sua ausência seja sentida. Nunca esqueça do sorriso mesmo em meio às tempestades. As lágrimas e lamentações de nada adiantarão, já o riso e seus atos, podem fazer verdadeiro milagres.
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, ria, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

3 comentários:

Ana Gouvêa disse...

Mazááááá Tônia, o que eu vou te dizer agora?
PER-FEI-TA!

E depois vem me dizer que não tem talento pra escrever? Vai carpir!!!
kkkkk
ATORO!

Anônimo disse...

...vai carpir (2)

Aliás, A RODAR MI VIDA = é "My"melô.......rerere

Indio disse...

Imagina essa guria comentando letra do Altemar Dutra??