Mulheres que decidem

Oi povo. Fiz um texto pra uma publicação daqui da cidade e achei bacana. A Vivi (@ViviMiyakawa) e ela achou bão também, então quero dividir com vocês.

A beleza de ser mulher não pode ser resumida nem medida. Ela reside em peculiaridades, é ressaltada e eclipsada em cada detalhe, influencia na personalidade. Independe de aspectos físicos, não distingue cor ou credo, é apenas inerente ao “ser mulher”.

Tanto poder interior se transforma em garra, atitude e força de vontade. Quando coloca um projeto em prática, a mulher não o abandona por qualquer percalço, por mais intransponível que pareça. Talvez pela paciência que lhe é peculiar, por saber que uma gestação pede tempo e atenção ou, quem sabe, pelo mais simples e óbvio motivo: ela quer que dê certo. Com persistência, dedicação e carinho, investe tempo e recursos para atingir seu objetivo profissional com a certeza de que será bem sucedida. Acima de tudo são seres que brilham. Os olhos, o sorriso, a aura da mulher realizada podem ser facilmente reconhecidos.

A tendência mundial mostra mulheres cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, inclusive ocupando altos cargos em grandes organizações em nível de paridade com os homens. O preconceito ainda existe, mesmo que infundado, e pode ser percebido em maior ou menor grau em partes diferentes do globo – a depender dos aspectos culturais de cada povo.

Em Teixeira de Freitas a situação é um pouco diferente: aqui, as mulheres marcam presença em diversos setores sem causar qualquer estranheza. E tal fenômeno não é recente: desde o surgimento do povoado, o sexo feminino mostra que não é nada frágil. Muito pelo contrário.

As mulheres também contribuem para a definição os rumos da economia local. Seja por sua atuação política ou gestão empresarial, sua força é inegável e seus argumentos são irrefutáveis, fazendo imprescindível sua participação em tomadas de decisões. Devem ser tratadas como as excelentes profissionais que são, procuram dar tudo de si para suplantar possíveis desconfianças de poucos preconceituosos. Esta luta constante faz de seu poder de superação uma bateria extra para sua vibrante energia vital, fortalecendo e confortando nos momentos de insegurança.

Não é raro encontrar o nome de uma mulher como fundadora de empreendimentos que fazem parte da história do município. Da mesma forma, é comum perceber que a delicadeza, tida como preceito básico da feminilidade, não impede que uma proprietária possa reger com mão firme um grande número de funcionários, filiais e consumidores. Competentes e bem sucedidas, têm consciência de que a habilidade inata de administra (outra das qualidades comuns ao feminino) é sua eterna aliada.

Outro dos pontos fortes das mulheres-empresárias é público e notório: são completas. Profissionais capacitadas e arrojadas, mães dedicadas, esposas atenciosas, filhas carinhosas e, quando o corre-corre diário permite um pouco de lazer, mostram seus dotes: doceiras, bordadeiras, atrizes, cozinheiras, cantoras...

Alguns dos mais renomados empreendimentos sediados em Teixeira são dirigidos por empresárias, mesmo em setores tidos como tipicamente masculinos: automobilístico, postos de combustíveis, materiais de construção, eletrificação, agropecuário e agronegócio, dentre outros. Aliás, seria injusto citar tão poucos segmentos, visto que a presença feminina é notável certamente em todas as frentes de atuação.

Respeitadas por colegas, fornecedores, familiares, colaboradores, clientes e parceiros de negócios, são exemplos de talento e determinação. Sem perder o charme, imprimem seu estilo em ordens e procedimentos, usando de astúcia e graça para atingir seus objetivos.

As calçadas de Teixeira de Freitas aparentemente não foram feitas para o salto alto. Degraus altos, pedras, buracos. Mas, em síntese, mulheres são guerreiras, equilibram-se onde for preciso para seguir sua trajetória rumo ao sucesso e realização pessoal, trazendo consigo os que fizeram por merecer seu amor e confiança.


4 comentários:

SUSTO disse...

...trazendo consigo o$ que fi$eram por mere$$er seu amor e confian$a.

Unknown disse...

Perfeito como tudo que tu faz, feliz demais por você, se realizando como profissional e como mãe.Você sabe que ñ sou muito de expressar sentimentos e as vezes sou até um pouco rude, mais pode acreditar que tenho um carinho enorme por ti, serei uma tia babona. Bjo.

Tônia disse...

Eu nao sei como sobrevivo no meu mundo... sério. Aqui mulher é tudo isso, mas com menos glamour pq estão escondida atrás de um homem, sao poucas as que tem coragem de enfrentar o mundo e alem de tudo ficar mal-falada

acho o cumulo que mta gente ainda associa mulher separada à vagabunda...

sério, tenho asco da sociedade daqui, alem de ser mto pequena, vive de aparencias... o que me deixa feliz é que conheci mta gente legal por aqui tb, mas tb, só as conheci porque somos 'excluidos' desse mundinho social...

nao, nao to revoltada, mas é isso mesmo que acontece aqui

Sylvio de Alencar. disse...

Sentir-se 'pequeno' não é uma 'qualidade' restrita ao feminino.
Não coloco como um 'movimento', mas como uma característica dos tempos, que a mulher conquiste seu espaço.
Assim com civilizações decaem enquanto outras ocupam espaço, homens ampliaram seuas percepções e, de maneira sincera, valorizaram o que (sempre), a mulher tinha de valor.
Neste mundo relativo, não perceber a importância da mulher é de uma irresponsabilidade insana.
Como duas faces de uma moeda que se valorizará imensamente caso uma tenha conciência da outra.
Infelizmente o fato de valorizar o sexo oposto não me deu o direito de beijar mais do que teria preferido; mas, isso não me faz ser menos fã.

Bem..., taí minha homenagem (expontânea, natural, e inesperada), que dedico à vcs meninas deste pedaço.

Abrçs.