Desabafo pertinente

Relendo o texto da campanha pra comprar a lupa li a frase "além de morar na Bahia". Tá, na época não reparei, confesso, ou pelo menos não entendi bem o sentido. Agora me caiu a ficha que foi muito feio isso!
Sei que, muito por minha culpa, a maioria do pessoal tem uma impressão errada daqui.
1 - Falando da Bahia como um todo.
Por que a gente tem o hábito de tentar comparar o incomparável? O povo de fora sai falando que as pessoas daqui são irresponsávels, despreocupado, preguiçoso e sem comprometimento.
Não é bem assim, sabe? Aliás, não é nada disso. Não dá pra "entender" o baiano pensando com os critérios de gaúcho, carioca ou sei lá quem. Cada cultura é formada por uma história, miscigenação, clima etc. "Ah, mas baiano sai do trabalho e vai pra praia". Óbvio, tu sai do trabalho às 6 da tarde, um calor do inferno e aquele marzão todo na tua frente, tu vai pra casa ver novela?? E se já tá na rua, o que tem de mais em emendar uma baladinha? No outro dia tu vai acordar cedo do mesmo jeito... Concordo sim que o atendimento em bares e restaurantes costuma não ser muito bom, mas em Canoas tem uma tal pizzaria famosérrima onde fomos tremendamente mal atendidos, o garçon simplesmente não falava com o Jason, que era o único negro lá dentro. Aliás, já viram baiano tratar alguém de forma preconceituosa? Já morei 1 ano em Salvador e tô há mais de 2 anos aqui em Teixeira de Freitas, NUNCA vi qualquer atitude preconceituosa por parte dos baianos. Já vi capixaba falando besteira, mineiros, cariocas... mas baiano nunca!
E o que mais me irrita aí no RS: gaúcho ama zoar baiano, o Jason bem sabe o tanto de porcarias que ele ouviu quando morávamos aí, e chega nas férias todo mundo quer ir pra Porto Seguro ou Salvador, né?

2 - Falando especificamente de Teixeira de Freitas:
Como diz o Arthur, interior da Bahia - fundos. Pero no mucho, sabe? É a maior cidade do Extremo Sul da Bahia, que tem as melhores oportunidades de emprego, diversidade de empresas, possibilidades de compra e muita, muita gente com grana.
Lembra quando lançaram o Ford Fusion no Fantástico, num domingo? Na segunda-feira já vimos 2 na rua. "Ah, mas em Porto Alegre também tinha!" Dãããã... quer comparar uma capital, com revendas de todas as marcas, facilidade de entrega e tudo mais?
Fora isso, outra coisa incomparável é a qualidade de vida. Posso me dar ao luxo de ter uma casa sem grades na janela... Os carros circulam de vidros abertos, ninguém fica atarantado na sinaleira, com medo de ser assaltado, pode-se andar à noite em qualquer região da cidade, o ar é limpo, a emissão de poluentes é baixíssima.
O clima já foi melhor, mas ainda assim a gente não vive gripado pelas mudanças no tempo. As crianças brincam na rua, com o portão aberto, até aquela hora que criança tem que entrar. Mas elas podem ficar na rua, sem medo. As escolas são boas, inclusive de ensino médio. Tem algumas faculdades na cidade, até um campus da Uneb, faculdade estadual muito boa, aliás bem melhor que umas e outras daí de Canoas.
(falei mas não fui eu)
Se quiser um passeio bacana, dá pra ir em Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Chapada Diamantina, Abrolhos... Se quiser uma capital, 400km e tô em Vitória, 700km e tô em BH. Longe é, mas a Tônia também não mora tão perto de Porto Alegre, né? kkkkkkk

Fora isso tudo, o custo de vida é bem mais tranquilo, com pouco se vive bem. Com um pouco mais do que pouco, tô conseguindo construir uma casa bem grandinha, com material de qualidade e mão de obra confirmadíssima. Com o que gastei até agora, provavelmente só teria comprado o terreno em Porto Alegre.

"Ana, mas se é tão bom assim, por que tu chama de Cudomundópolis?"
1 - Porque é longinho, vai...
2 - Porque é engraçado, ué!!
3 - Pra combinar com Findomundópolis, mais conhecida como Entre-Ijuís.

"Ana, se é tão bom, porque tu quer voltar?"
Não é que eu QUERO voltar, mas eu sinto muita saudade, sabe. Não sou lá muito fã de calor, digamos que prefiro os aspectos culturais do RS - sem desmerecimento dos daqui, por favor - mas prefiro o clima, a música, o chima no parque, gosto mais de ser urbana. Aqui não tenho porque me arrumar muito pra sair, nem combina com os lugares que a gente freqüenta - não que não tenha lugar "mais arrumadinho".
Mas pra minha família - meu marido e eu - é melhor ficar. Aqui ele é um profissional super reconhecido, tem empresa se estapeando pra contratá-lo. Aí no RS ele mal conseguia fazer uma entrevista por não ter diploma universitário.
Eu não encontrei um emprego na minha área de formação por causa da deficiência, mas consegui ser redatora em uma revista. A chance veio por pura confiança, pois eu só escrevia pro Vc na Foto, o que nem de longe se parece com escrever matérias e tal. Tive uma oportunidade que provavelmente não teria aí. Ou teria, sei lá.

Melhorei muito como pessoa, a menina mimada que saiu meio a contragosto de Canoas virou uma mulher mais responsável, decidida e cada vez menos descontrolada.

Tá sendo muito bom morar aqui, se vocês querem saber!
Só acho que o aeroporto da cidade podia funcionar...kkkkk
Tá, parei.



Um comentário:

Tônia disse...

me sinti vivendo em fimdemundópolis.. hehehe ah sim, é onde vivo.

Ana, volta pro RS [:D]
brincadeira. Eu não gosto da bahia pq não gosto de calor, mas também nunca fui pra bahia.
O povo fala mal do próprio povo. Carioca e PauliXta adora dizer que gaúcho é viado. ah, papu, viu?!?!

Hoje eu me pergunto, como foi que me criei?

Aqui não tem aeroporto, muito menos univerdidade, indústria ninguém sabe o que é!!!! Me civilizei porque sou rebelde. kkkkkkkkkk.

Dá-lhe Jaspion!!
Dá-lhe Ana!!

(nem acredito que vou conhecer o casal)